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5 exercícios práticos para Copywriters

Para sermos bons em qualquer coisa que façamos temos de praticar, praticar, praticar. E depois de praticar… praticar mais um pouco! Esta é a única forma garantida de sermos muito bons em qualquer desafio a que nos propusermos. Se o seu é tornar-se um excelente copywriter, estes exercícios vão ajudá-lo a aperfeiçoar a sua arte!

Não existem atalhos nem bengalas, só a prática nos faz chegar lá. Pergunte a qualquer músico, desportista ou escritor como fizeram para chegar onde estão e todos eles lhe vão responder o mesmo: Praticando (muito)!

Mas o que é copywriting afinal?

De forma bastante sucinta, Copywriting é o ato de “arrumar” palavras de forma a que se tornem em frases mais atrativas, com o propósito de vender determinado produto ou ideia. Por outras palavras, é uma ferramenta de marketing (quando bem utilizada) muito eficaz para persuadir determinado público alvo a comprar uma ideia ou produto.

Praticar, praticar, praticar

A prática pode, por vezes, ser frustrante e, outras vezes, prazerosa. O que pretendo apresentar aqui são práticas leves e divertidas de treinar as suas skills de copywriting em qualquer lugar do mundo: no carro, no comboio, num restaurante, noutro país… basicamente em qualquer sítio onde possa utilizar apenas a sua mente.


Finalmente, os exercícios

  1. Rescrever anúncios

Quando vir um anuncio (literalmente qualquer um) pense como poderia torná-lo ainda melhor. Outdoors, mupis, slogans na televisão, flyers, cartazes, lojas, etc…

O objetivo não é que seja o melhor copy de todos os tempos, mas sim conseguir ver a mesma coisa por outras perspetivas e aumentar o pensamento “fora da caixa”.

  1. Falar dos benefícios e não das características

Encontre descrições pouco explícitas de vários tipos de produto e tente tornar um texto atrativo. A ideia é indicar os benefícios de um produto ou serviço e, também importante, explicar porque é que é benéfico para o possível cliente.

Por exemplo: Sempre que alguém tenta explicar qual o negócio da sua empresa acaba por descrever as características que a compõem. Se esse alguém for programador informático, por exemplo, é provável que não entenda absolutamente nada. Então tente mostrar os benefícios e porque é uma mais valia.

  1. Encurtar, ler e encurtar mais um pouco

O propósito do Copywriting é enviar certa informação de um cérebro para o outro da forma mais eficiente possível, por isso é importante que consiga enviar o máximo de informação possível com o mínimo de palavras.

Ensine o cérebro a simplificar – Encontre anúncios longos e aborrecidos e tente encurtar, leia novamente e encurte ainda mais.

  1. Leia em voz alta

Se está a escrever algo para alguém ler, coloque-se no lugar da pessoa e tente perceber como é que a mensagem vai ser recebida. A nossa escrita tem um tom e vai ser lida com determinado tom, por isso, de forma a que a mensagem não seja mal interpretada, leia tudo em voz alta para ver como soa.

Se o que escreveu soa mal, troque, pois se soa mal para si certamente irá soar mal para quem o ler também. O exercício aqui é ler todos os seus copies em voz alta ou a outras pessoas. Em último caso até pode gravar a sua leitura e ouvir como soa.

  1. Serendipidade

Serendipidade é o dom de fazer boas descobertas por acaso, uma descoberta acidental e feliz.

Por isso, pesquise, guarde, faça uma pasta com tudo o que vê que o faça clicar, rir ou ficar surpreendido. No telefone ou no computador, de preferência em algum sítio onde possa aceder rapidamente. Quando estiver com algum bloqueio ou simplesmente precisar de inspiração, basta consultar a sua pasta de serendipidade e deixar a criatividade fluir.

 

Um extra para quem leu o texto até aqui!

  1. Headlines, headlines, headlines

Todos os bons copywriters sabem que se a headline (cabeçalho) é fraca, ninguém vai ler o que vem a seguir, mesmo que o conteúdo seja espetacular e muito bem escrito.

 

A importância de um copywriter

O copywriting ainda é uma “profissão”, especialmente em Portugal. De tal forma que nem existe tradução para este conceito. Mas quem perde em não contratar um profissional da área são as empresas, pois existem inúmeras mais valias, começando pelo aumento da conversão online. Sem um copywriter é mais difícil o website de uma empresa ser encontrado online, as campanhas de email terão uma taxa de abertura inferior, as suas campanhas de adwords vão ter menor conversão, pois são necessários textos que incentivem, conquistem e esclareçam os clientes.

 

Se precisa de ajuda na criação de copywiting para o seu site/blog ou redes sociais a BYD pode ajudá-lo. Prometemos “arrumar”, encurtar e ler em voz alta a comunicação do seu negócio. 🤓 Basta contactar-nos e pedir um orçamento!

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