Logo

5 Dicas para ser criativo

5 Dicas para ser criativo

Seja na vida profissional ou no dia-a-dia, a criatividade é uma das ferramentas mais valiosas na desenvoltura de um indivíduo. No entanto, e à semelhança de outras qualidades, é muitas vezes erradamente vista como inata – ou seja, ou nasce com alguém – e que não se consegue aprender. A verdade é que se pode “treinar” efectivamente o cérebro para que se torne mais criativo, ou criativo mais vezes. E é fácil falar, mas mais facilitador explicar. Eis então algumas Dicas para ser criativo, práticas e  que o ajudam a estimular sua criatividade.

Em primeiro lugar, mantenha-se informado. Estar a par das notícias e dos acontecimentos actuais ajudam-no a fazer associações de ideias e a perceber o que será pertinente ou não de dizer e fazer.

Leia livros. Se acha que a informação que obtém hoje em dia é boa, imagine a que poderá obter de outras pessoas que estudam outros assuntos, ou o mesmo assunto mas noutros tempos. Todas as conclusões a que chegar podem já ter sido pensadas e poupa muito trabalho se lhe forem dadas de mão beijadas (ou de livro escrito).

Veja exposições. Dinamize o seu lado mais cultural, não só pelo conteúdo artístico propriamente dito mas também pelo ambiente dos espaços e museus que visita, para além das pessoas com que pode vir conhecer e interagir.

Pesquise (muitas) coisas novas. Só uma pequena parte da informação que lhe interessa é que lhe chega espontaneamente. Não queira a papa toda feita e seja pró-activo na sua busca por saber. Há muitas ideias que pode vir a ter que declinam de projectos sobre os quais já leu, ou ouviu falar e que, na pior das hipóteses, ficaram guardados no seu subconsciente.

Siga estas dicas e sentir-se-á mais informado e confiante na elaboração de ideias e na resolução de problemas, bem como na vida em geral. A criatividade aprende-se se aprender também. Boa sorte!

 

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa destas 5 dicas para ser criativo. Concorda com o artigo que lhe apresentámos? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO