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O marketing digital e a publicidade online desempenham papéis cada vez mais cruciais para o sucesso de uma empresa. Com a evolução das plataformas de publicidade online, é praticamente garantido que, com uma estratégia eficiente, muita criatividade, dedicação e alguma paciência, o crescimento de uma marca seja praticamente ilimitado. Neste artigo, não encontrará a chave para o seu negócio, mas descobrirá boas práticas a serem consideradas numa estratégia de publicidade online no Meta Ads. Estas dicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de objetivo, mas são especialmente relevantes para otimizar os custos por resultado de campanhas de conversão, seja para E-commerce ou Geração de Leads.

1ª Dica – Organize as Campanhas de Forma Clara

Quanto mais organizadas, objetivas e claras forem as campanhas, mais rapidamente o algoritmo aprenderá e mais fácil será analisá-las. O algoritmo está em constante aprendizagem, portanto, quanto mais tempo uma campanha permanecer ativa, maior será sua eficiência. Uma maneira eficaz de organizar as campanhas é por audiência:

Sabendo que não é ao nível das campanhas que se definem as audiências, pode ser interessante (nas campanhas de conversão) dividir as audiências respeitando o funil. Isto irá permitir testar audiências frias numa campanha (audiências de interesses e lookalike) e audiências quentes noutra campanha (retargetings).

2ª Dica – Experimente o CBO

Agora que compreende a importância de investir em campanhas contínuas e que pode testar várias audiências numa única campanha, é crucial conhecer o CBO – Campaign Budget Optimization. O CBO permite colocar o orçamento ao nível da campanha e deixar o algoritmo decidir quais os anúncios que devem receber mais investimento com base nos custos por resultado de cada anúncio. Esta funcionalidade simples não só economiza trabalho em otimizações manuais, como também permite testar várias audiências simultaneamente. Se na campanha estiver concentrando muito investimento num conjunto de anúncios, podem limitar-se os gastos da campanha (mínimos e máximos).

3ª Dica – Explore Todos os Formatos Relevantes e Destaque-se da Concorrência

Agora, vamos à fase mais criativa do Meta. A publicidade online acaba por ser a “montra” de qualquer negócio / Website, na medida em que de uma forma simples, coerente e elegante convide as pessoas a entrarem no website, conhecerem a marca e a comprarem / entrar em contacto.

Esta área está em constante evolução, e é responsabilidade sua estar atualizado com as tendências. Analise a concorrência, tire ideias e crie sua própria identidade. Uma maneira de ser impactado pelos anúncios da concorrência é interagir com os conteúdos de suas redes sociais e/ou navegar no seu site. Depois dessa análise, podemos tirar conclusões sobre quais são os formatos com os quais seu potencial cliente está familiarizado. Diversifique e teste os diferentes formatos disponíveis para tornar seus anúncios imprevisíveis e pouco repetitivos. No caso de e-commerce, ative o catálogo e aproveite a oportunidade para mostrar os seus produtos.

Pode também ver o que a concorrência está a fazer através da Biblioteca de anúncios Meta Ads

SEO - Otimização de Custos por Resultados Meta Ads

4ª Dica – Rotatividade de Criatividades

No entanto, não basta apenas explorar os formatos e acompanhar as tendências para não cansar sua audiência. Também é importante refrescar os conteúdos de forma constante e consistente. Deve planear-se com que frequência ocorrerá a rotatividade dessas criatividades. Normalmente o aconselhável será pelo menos uma vez por mês. Um problema que pode surgir é ter uma criatividade que está a funcionar muito bem com o passar do tempo. Nesse caso, pode e deve manter-se o foco do investimento nessa criatividade e, ao longo do tempo, conforme os custos por resultado variam, permitir que outras compitam com ela até esta perder a força. No entanto, nunca altere todas as criatividades ao mesmo tempo, pois isso fará com que a campanha e o conjunto de anúncios voltem ao processo de aprendizagem.

5ª Dica – Prepare um Relatório com Foco nos Objetivos das Campanhas

Um bom relatório é fundamental para a estabilidade de uma estratégia eficaz. Aqui, deve conseguir-se ter noção de quão próximo estamos do objetivo mensal em relação ao orçamento e ao tempo utilizado, bem como aa evolução semanal dos custos por resultado e quais são as plataformas, formatos, locais e anúncios que mais contribuem para o sucesso das campanhas. Geralmente, é recomendável seguir a progressão do funil, começando pela evolução semanal das impressões, alcance, visualizações de vídeo e cliques. Ao estudar os custos por resultado semanalmente na parte superior do funil, é possível identificar algumas tendências e até prever os resultados das conversões. Existem várias plataformas que podem auxiliar na criação de relatórios automáticos e em tempo real com resultados de todos os canais. Alguns exemplos são o Whatagraph e o Sprinklr. No entanto, também é possível criar relatórios semelhantes utilizando as estatísticas do Meta com o Excel.

Não perca estes resultados, pois serão importantes para depois fazer Benchmarks para futuras campanhas e para certos Mercados.

Escrito por: Miguel Zenha – E-commerce Performance Consultant

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