Logo

5 Dicas para melhorar as suas apresentações em PowerPoint

Apresentações em PowerPoint: Dicas em como melhorar

Hoje em dia, as apresentações em PowerPoint fazem parte do dia-a-dia de quase todo o tipo de trabalhos. Para apresentações mais pequenas ou maiores, esta é normalmente a ferramenta mais procurada para o efeito.

O problema surge quando temos tanta ou tão pouca informação, que não sabemos qual é a melhor maneira de a estruturar.

Neste artigo, damos umas dicas em como aqui na BYD estruturamos, organizamos e desenhamos as nossas apresentações em PowerPoint.

 

1 – Selecionar informação.

Começar por fazer um documento com toda a informação que se quer apresentar. Mesmo que depois se eliminem certas partes, é importante ter noção da quantidade de informação que se quer transmitir.

2 – Estruturar a apresentação.

Definir a agenda e dividir por tópicos. Esta é normalmente a parte que demora mais tempo quando se prepara uma apresentação. É necessário ter uma visão estratégica de como faz mais sentido distribuir informação.

3 – Estilizar a apresentação.

Depois da estrutura estar criada, é necessário dar um toque de design à apresentação, como definir a capa e desenhar a apresentação. O mais importante neste passo é manter sempre a coerência gráfica.

– Escolher 3 cores para usar.

– Escolher dois tipos de letra (um para o título e outra para o texto – sendo que o do titulo é bom que seja mais bold e “gordo” para ter mais visualização. Quando as letras da apresentação são giras, a apresentação ganha logo 50% do seu valor) – Alguns exemplos para letras de titulo: DIN ALTERNATE, MOON, BIG JOHN, etna, NEVIS. Alguns exemplos para letras de texto: Avenir Light, Sweet Sans, Merge, Print Clearly, Bpreplay.

– Colocar o logo da marca/marcas associadas a apresentação.

– Colocar uma imagem com título ou apenas um título grande.

– Definir um elemento para ter e identificar a apresentação em todas as páginas. Pode ser a maneira como se apresenta o titulo, uma imagem com marca de água ou mesmo a utilização de símbolos. Se estiverem sem ideias, procurem no Pinterest ideias para apresentação e tem uma variedade enorme de escolha. É ótimo para ganhar um bocadinho de inspiração.

– Para utilizar símbolos e ícones podem utilizar a plataforma NounProject onde vão encontrar tudo o que precisam. Basta escrever o tópico que procuram e a variedade de escolha é imensa.

4 – Destacar mensagens principais.

Ao preencher os slides, é importante focar na mensagem principal que cada um quer transmitir. Quanto menos texto o slide tiver, mais efetivamente a ideia vai ser passada ao público. Outro ponto relevante ao colocar o conteúdo nos slides, é ir variando a maneira que o apresentamos. O PowerPoint tem tantas ferramentas que muitas vezes nos focamos sempre nas mesmas. Utilizem os gráficos, tabelas, os elementos (onde podem encontrar setas, quadrados, bolas, funis, etc)

5 – Criatividade na apresentação.

Todas as apresentações têm que ser únicas. Se na vossa empresa usam sempre o mesmo layout, tentem sempre diversificar um bocadinho consoante o tema que se está a abordar. O facto de utilizar sempre a mesma apresentação com a mesma estrutura e design faz com que, não só essa imagem fique “cansada” internamente, assim como os clientes se fartam mais facilmente. É importante mostrar, especialmente em agências de criatividade, algo novo em todos os trabalhos, mesmo que seja apenas uma pequena apresentação.

Esperamos que este artigo ajude nas vossas próximas apresentações 😊

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO