Logo

3 Razões para apostar numa Estratégia de Conteúdos

Porque é que a criação de conteúdos é tão importante numa estratégia de marketing digital?

 

O consumidor mudou.

Longe vão os tempos em que, tendo um negócio online, bastava fazer publicidade e criar uma série de banners para possíveis clientes clicarem. O consumidor mudou e os negócios online têm que se adaptar ou… perecer.

Já há muito que se ouve por aí a expressão “Content is King”, mas nunca isto fez tanto sentido como agora. Marketing de conteúdos (Content Marketing) e estratégia de conteúdos (Content Strategy) são expressões que estão muito na moda, mas será que a hype é justificada?

Muito resumidamente: sim.

 

Porque é que o consumidor tem interesse nos conteúdos de uma empresa?

 

Antes de refletirmos concretamente sobre o porquê dos conteúdos serem tão importantes para as empresas e negócios online, precisamos primeiro de entender porque é que as pessoas – consumidores e leitores – têm interesse neles.

Na verdade, é bastante simples. Se os nossos clientes e possíveis clientes são atingidos pelas nossas campanhas de marketing online, pelas nossas newsletters e demais estratégias de vendas, então querem algo em troca, especialmente se planeiam gastar dinheiro connosco. O que quer que façamos hoje em dia, tem que agarrar a atenção do consumidor, não chega vender-lhe bens e serviços. Muito simplesmente, em troca temos que lhes oferecer informação como se se tratasse de um presente de boas-vindas ao nosso site ou plataforma onde lhes vendemos algo.

E o conteúdo serve esse propósito de uma forma incontestável, seja de que forma for: em texto, imagem ou vídeo.

Quais são as vantagens, para as empresas, em investirem numa estratégia de conteúdos?

 

1. Angariar clientes e fortalecer relações

Como já vimos, os clientes querem não só o que temos para vender, mas também o que temos para lhes oferecer sob a forma de conteúdo. Mesmo que só usufruam uma vez dos nossos bens ou serviços, poderão voltar ao site da nossa empresa inúmeras vezes para ler os artigos do nosso blog (ou vídeos) e até para os recomendar ou partilhar com alguém que achem que poderia beneficiar da leitura.

2. Aumentar a confiança e a reputação da marca

Consequentemente, começa a aumentar a reputação da marca. Bom conteúdo gera partilhas, gera (re)conhecimento da marca e, consequentemente, confiança. A marca/empresa é vista não apenas como uma plataforma sem rosto que existe com o único propósito de nos separar do nosso dinheiro, mas quase como uma voz amiga que nos informa e melhora, de alguma forma, a nossa vida e, quando isso acontece, aumentam as probabilidades de – efetivamente – quererem gastar dinheiro connosco e não com a nossa concorrência.

Aqui, o segredo não é apenas apostar em conteúdos, mas em bons conteúdos.

3. Melhorar o SEO

A optimização do SEO dos sites funciona tanto para humanos, como para os “robots” aka motores de pesquisa. Um conteúdo consistente e de qualidade, relacionado com a área de cada negócio, informa os motores de pesquisa que aquele site é de confiança e que é uma autoridade nos temas que aborda. Ou seja, a probabilidade de “puxarem” as keywords trabalhadas nos seus artigos para o topo das páginas de resultados são maiores.

Consequentemente, quem procura pelos tópicos sobre os quais produz conteúdo, irá – muito provavelmente – encontrar o seu site.

Os possíveis clientes são, neste caso, atraídos pelo conteúdo e conquistados (esperamos)  pelos bens e serviços que a empresa tem à sua disposição, pelo que também é importante que os conteúdos sejam relacionados com o que a empresa faz ou vende.

 

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO